segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

MITOS E LENDAS: CÓCEGAS NA INQUISIÇÃO


Nem tudo o que se lê na Internet pode ser levado em conta. Embora a Rede Mundial de Computadores seja um instrumento formidável de pesquisa, também é uma armadilha para leigos, incautos e crédulos. Lamentavelmente o Tickling não está a salvo de logros e inverdades.
Tomo como exemplo um tema muito comum em contos, desenhos e vídeos do nosso gênero parafilista: torturas de cócegas durante a Idade Média promovidas pela Santa Inquisição.
Qual de nós já não se deliciou com tais histórias? Qual de nós já não se colocou no lugar do torturador ou da vítima, geralmente uma pessoa inocente, condenada pela loucura e fanatismo que sempre cremos que um dia teve a Igreja Católica?
Uma simples pesquisa num site de busca qualquer um encontra este seguinte texto:
"Morrer de rir
Significativo: Esbaldar-se de rir.
Histórico:
A partir de 1231, a Inquisição instituiu a tortura e a pena de morte aos perseguidos. Dizem os textos de então que uma forma de tortura aplicada pelos padres católicos era fazer cócegas nos pés dos infiéis, com pena de ganso, até que eles "morressem de rir". Com o tempo, a tortura foi ficando bem pior e ninguém ria mais. ria mais."
Até certo ponto faz sentido... Até certo ponto... Voltarei a este assunto depois....
Num conceituado site sobre fetiches (o site em questão não faz a diferenciação entre fetiches e parafilias) descobri num "chache" um texto comentando justamente a relação do Tickling e a Inquisição. Eis o trecho que mais me chamou a atenção:
"Contam alguns registros históricos que o "réu" era amarrado da mesma forma, e depois era passado em seus pés sal grosso e duas cabras lambiam-lhe os pés, havidas pelo sal contido nelas, causando-lhe cócegas intermináveis. Há também alguns registros de que os verdugos faziam com que as cabras lambessem os pés do supliciado até que descarnassem-lhes as solas, causando além das já sabidas cócegas, também intensa dor pelo contato da carne viva, com o sal grosso."
Que registros históricos seriam estes? Esta descrição não bate de forma alguma com a verdade.
A Igreja Católica foi a primeira instituição a opor-se contrariamente a idéia de tortura como meio de obter confissão numa época em que este método era considerado normal e aceitável.
As sessões de tortura promovidas pelo catolicismo medieval visavam arrancar informações sobre atividades heréticas de indivíduos suspeitos. Jamais uma declaração de culpa.
Ademais, uma sessão de tortura da Inquisição somente ocorria obedecendo aos seguintes preceitos:
1 - Deveria ter aprovação de um Bispo;
2 - Um médico deveria acompanhar a sessão avaliando a condição de saúde do interrogado;
4 - Não poderia haver derramamento de sangue durante a sessão;
5 - Uma sessão não poderia durar mais que trinta minutos;
6 - O interrogado não poderia sofrer uma segunda ou mais sessões.
Estas minhas informações foram extraídas de sites que estudam seriamente o tema. Por incrível que possa parecer a Inquisição não causou tantas mortes e torturas quanto a grande maioria supõe.
Esforçando-me para dar este blog um caráter de sobriedade consultei Augusto Camillo, membro de uma das maiores comunidade católica do Orkut (CATÓLICOS), um grande estudioso sobre a religião além de ser um católico exemplar.
Sobre o assunto ele me respondeu por e-mail:
"Amigo, eu já ouvi dizer que esta de "cócegas até morrer" veio da China. Dizem que aplicavam-se muito lá para matar os cristãos. Colocava-se o indivíduo amarrado de ponta cabeça e aplicava-se mel na sola de seus pés. Ajuntava-se abelhas e essas provocavam cócegas. Olha, que isso tenha sido usado na Inquisição, acho pouco provável. Mesmo pq não se tem nenhuma notícia desse "feito". Deve ser mais estória do que história. Existem "N" acusações contra a Igreja, sempre aparece algo e "jogam" nas costas dEla.O que mais existe é "lorota" em cima de "lorota". Mas se souber qqer coisa te aviso, ok?
Pax Iesus"
Acho que faz algum sentido a crença que cócegas poderiam ter sido usadas como parte de uma sessão de tortura na Inquisição Católica, pois elas não causam lesões e sangramento e são mais administráveis que a dor.
No entanto teria que se ter a certeza de uma boa sensibilidade por parte dos interrogados. Nem todo mundo tem cócegas, mas a dor é universal.
Não quero desanimar contistas, desenhistas, roteiristas de vídeos Tickling nem os fãs com este tópico. A Igreja Católica não foi a única a cometer Inquisições, portanto, a nossa imaginação continua livre e as possibilidades diversas.
Mas suspeitem sempre ao lerem algum artigo na Net. Nem tudo o que está nela é verídica.
Abraços e cócegas para todos.

2 comentários:

Augusto Camillo disse...

Parabéns, amigo, pela excelente dissertação sobre as "cócegas na Inquisição".

Mais uma vez agradeço pelo elogio a minha pessoa, apesar de não me achar digno de tal.

Que o Deus de Bondade, rico em misericórdia repouse sobre ti as Suas melhores bençãos, hj e sempre!

Pax Dominus Iesus
(Paz do Senhor Jesus)

Escambo Tickling disse...

Obrigado por honrar meu blog com a tua estimável visita, Augusto. Também aradeço tuas palavras e reitero me foste muito útil ao dar tua opinião sobre o tema!
Que Deus vos abençoe agora e sempre.
Abraços, servo de Deus.